Marketing de Oportunidade x Oportunismo

Marketing de Oportunidade é muito diferente de oportunismo.


Captar o que está acontecendo no mundo e usá-lo para aumentar o buzz de uma empresa é o que chamamos de Marketing de Oportunidade.


Porém, na ânsia de fazer parte das conversas que estão movimentando as pessoas, muitas empresas acabam perdendo o contexto e a pouca conexão que a sua marca tem com o assunto, e sim soando oportunismo.


O cenário fica mais delicado ainda quando a temática da pauta diz respeito à alguma causa social ou uma tragédia de grande comoção popular.


Hoje em dia os consumidores clamam por posicionamento de suas marcas preferidas. As pessoas querem se identificar e sentir que podem indicar não só pela qualidade do produto, mas também pelos valores internos que batem com os seus. Estudos mostram que as pessoas esperam que as empresas de hoje contribuam muito mais para a sociedade do que contribuíam no passado. É um fato. Marcas “em cima do muro” não têm mais espaço no mercado.


O que fazer para não soar oportunista?


⚡️SAIBA QUEM VOCÊ É E ONDE QUER CHEGAR. Escolha suas batalhas. Não da pra querer abraçar todas as causas.


⚡️FORTALEÇA SUA BASE - entenda sua missão, visão, valores, propósito e quais causas tem feat com o seu negócio.


⚡️É primordial ser consistente e coerente ao longo do tempo e ter HISTÓRICO DE AÇÃO, ou seja, não aparecer do nada sendo o porta voz da causa, sendo que você nunca antes falou do assunto nem deu sinais de que apoiava.


⚡️REFLITA: O que a empresa faz de fato? Quando a marca já vem construindo essa história e se posicionando no assunto aos poucos, o movimento já é visto como NATURAL e ninguém cogita oportunismo, e ao contrário, em muitos casos, as pessoas já até ESPERAM que a empresa se manifeste sobre determinado assunto.




instagram.png
face.png

Copyright 2020 - Yummy.Co. Todos os direitos reservados.

©2020 | Powered by YOW.