Você está infoxicado?

Você se sente ansioso com o excesso de informações ao qual é submetido o tempo inteiro? Você pode estar INFOXICADO!

Arriscamos dizer que estamos sofrendo por duas pandemias, uma pela COVID-19 e outra pela infoxicação.

A alta demanda de informação que temos recebido por estarmos na era digital se agravou nesse ano pelo coronavírus. Não está mais sendo possível absorver e discernir tudo o que vemos, lemos e ouvimos pelas redes sociais, e outros meios de comunicação.

É, estamos infoxicados!

A infoxicação foi o termo que o físico espanhol Alfons Cornellá (em 1996) utilizou para descrever “o excesso de informações não totalmente digerido que, por esse motivo, pode causar dispersão, ansiedade e estresse” (deixei em aspas pois é na íntegra).

Quem aí não ficou sucumbido com tantas Lives, por exemplo?

Vamos refletir sobre o que o ex- CEO da Google, Eric Schmidt, falou: “a cada dois dias geramos um volume de dados equivalente ao que criamos do início da civilização até 2003”. Ou seja, em um universo de análise de dados, há amostragens, parâmetros e planilhas para as respectivas tabulações. Só que a capacidade humana de absorver essa enxurrada é muito menor e mais frágil, comprometendo a “análise dos dados” recebidos.

E qual seria a solução? Ou melhor, qual seria a cura para esse mal da era digital?

A CURADORIA!

Quer um clichê?

Planeje-se!

Não importa se é para o seu trabalho ou até mesmo para o seu lazer, é preciso selecionar informações pertinentes e valiosas para que possibilite aprendizagem e conhecimento.

Priorize-se!

Você não precisa saber tudo, o tempo todo. Ter crivo no momento da escolha dos assuntos e das notícias que agreguem valor, para somente assim se constrói relevância e autoridade em sua área de negócio.

E por fim, não é pq você está online que você está online! Haha você não precisa estar sempre disponível.

Isso pode ser até a virada de chave para melhorar sua produtividade.

As suas escolhas transformam você!


instagram.png
face.png

Copyright 2020 - Yummy.Co. Todos os direitos reservados.

©2020 | Powered by YOW.